Trader é o profissional que ganha dinheiro investindo nas mais diversas operações do mercado financeiro. Ele pode atuar por conta própria ou ser funcionário de uma instituição financeira. Um dos maiores atrativos da profissão é a liberdade. O trader pode trabalhar de qualquer lugar no mundo, precisando apenas de uma conexão com a internet. Esse profissional também opera de acordo com as estratégias de investimento que mais combinam com seu perfil.
Os traders podem trabalhar em diversas categorias: Traders Institucionais, são aqueles contratados por alguma empresa e geralmente precisam atuar de acordo com algumas das seguintes estratégias pré-definidas: Trader “Autônomo”, trabalha com recursos próprios e seguindo a linha operacional que achar melhor; Brokers, são os traders que executam ordens, seja para clientes ou para uma instituição; Sales Trader, se trata de um broker que também é vendedor, ele oferece a execução de possíveis operações.
A vida como trader realmente oferece muitas oportunidades interessantes, mas ela não é tão simples e fácil como alguns cursos tentam fazer parecer. Assim como na maioria das profissões, é preciso muitas horas de estudo e dedicação. Além da disciplina, é indispensável possuir controle emocional a fim de distinguir os melhores momentos para executar uma operação.
O ideal é começar aos poucos, operando nas horas livres e sem comprometer muito do orçamento mensal, já que no começo a probabilidade de perder mais do que ganhar é grande. Então nada de investir todas as suas economias de uma vez, mantenha sempre um recurso de emergência guardado e saiba de maneira bem definida qual o seu perfil de investidor. Isso é necessário para que você tenha noção de quais riscos está disposto a correr.
Existem diferenciados tipos de estratégias e técnicas que podem ser adotadas, algumas delas são: Tape Reading, também conhecida como Leitura ou Análise de Fluxo de Ordens, permite identificar a variação dos preços através da análise em tempo real das operações de compra e venda no mercado; Análise Técnica, estuda as variações do mercado por meio de gráficos, com o objetivo de encontrar oportunidades do passado que podem acontecer novamente; Price Action ou Naked Trading, é uma análise técnica que leva em consideração apenas o movimento do preço no gráfico.
Além delas, temos também os tipos de trading. Eles consistem nas operações que podem ser feitas de acordo com o perfil e objetivos de cada investidor, entre eles estão: o Day Trading, operações de compra e venda que ocorrem em um único dia; o Position Trade, com foco em operações de valorização a longo prazo; o Scalping, que assim como o Day Trading é focado em operações diárias, porém em bem maior quantidade; o Swing Trade, com operações de dois a cinco dias; o Buy Hold, que é a execução de operações que podem durar décadas; entre outros.