O Mercado Futuro consiste em um ambiente no qual é possível lucrar com as alterações de preço de um determinado ativo, podendo ser um commodity: milho, soja, gado; uma moeda: dólar, euro; um Índice: Bovespa ou também uma taxa de juros. Ele é considerado por muitos investidores um dos mercados mais lucrativos que existe.
Nesse mercado são negociados os contratos futuros – acordos que possuem preço e período definidos. Eles possuem um funcionamento parecido com o mercado de ações, pois os preços variam de acordo com a “oferta e demanda” e cada contrato detém um lote mínimo, representando a quantidade daquele commodity que foi negociada. A diferença entre o mercado futuro e o de ações é que no primeiro você paga apenas as variações de valor do contrato, recebendo quando subir ou pagando quando descer.
Uma das maiores vantagens desse mercado está no fato de que você não precisa de muito dinheiro para investir, já que não estará pagando pelo ativo e, sim, pelas oscilações de preço. Além disso, este é um mercado muito fácil de operar: tudo é feito pela internet e as apostas podem ser efetuadas tanto na alta quanto na baixa de um ativo.
O mercado futuro também possui um volume impressionante, são quase 100 bilhões de reais negociados em um único pregão (horário entre a abertura e fechamento da bolsa). Para investir, você vai precisar de uma margem de garantia, ou seja, uma comprovação de que você tem como arcar com as possíveis variações do mercado.
As características presentes em todos os contratos do mercado futuro são o código de negociação, os vencimentos e os limites de oscilações. O código de negociação é a X, usado para indicar no Home Broker qual contrato você deseja comprar ou vender. Todo contrato futuro tem uma data de vencimento, ela está sempre dentro do código de negociação, sendo representada pela última letra e pelos dois últimos números (que determinam respectivamente mês e ano). Para controlar os potenciais de alavancagem nos mercados futuros, a bolsa criou os limites de oscilação, um mecanismo automático que determina os percentuais máximos nas variações de preço em um único dia.
Existem diversos contratos futuros negociados na B3, alguns deles são: o Índice Bovespa; o Índice Cheio (IND); Mini Índice (WIN); Dólar Mini (WDO); entre outros.
Para começar a investir no mercado futuro, você vai precisar abrir uma conta em uma corretora de valores (infelizmente não são todas que oferecem essa opção de investimento). Apesar de oferecer ótimas oportunidades de lucro, é preciso estar ciente de que esse mercado é um ambiente de operações arriscadas. Por isso, pesquise bem para entender e se proteger dos riscos. Invista apenas quando estiver confortável com a possível perda que a operação pode gerar.